Nos últimos anos, serviços de encontros extraconjugais começaram a ser ofertados na Internet. Inserido em um
conjunto de representação cultural, o adultério, que, há muito, é tomado como elemento de diferentes discursos
como ponto de articulação e controle social, é agora apresentado sob a lógica do consumo. Com base nisto, o
presente estudo busca compreender como o discurso da mercadorização do adultério se alicerça nas práticas
discursivas dos ofertantes de serviços de encontros extraconjugais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
documental, realizada por meio do método arqueológico foucaultiano e interpretada à luz de sua teoria social, com
dados coletados via Internet. Nossos achados apontam uma ordem do discurso que expõe uma estilÃstica do
adultério mercadorizado baseada numa estética moral que possibilita seu alinhamento à ética do consumo
contemporâneo. A relevância do estudo para a academia e para a sociedade está no debate sobre o direcionamento
de nossa cultura e vida orientada por uma estrutura econômica guiada pelo consumo.
In recent years, extramarital dating services began to be offered on the Internet. Inserted into a set of cultural
representations, adultery, taken for so long in different discourses as a point of articulation and social control, is
now introduced under a logic of consumption. On this basis, this present study aims to understand how adultery
commodification discourse is grounded in extramarital dating-service suppliers discursive practices. This is a
qualitative documental research, conducted through Foucauldian archaeological method and interpreted in the light
of his social theory, with data collected via the Internet. Our findings indicate an order of discourse that exposes a
commodified adultery stylistic based on a moral aesthetic that allows its alignment with the ethics of contemporary
consumption. The relevance of the study to both academia and society refers to the debate about our culture and
life direction as guided by an economic structure driven by consumption.