Paideia na "lírica" grega arcaica: a poesia elegíaca e mélica

Filosofia e Educação

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ISSN: 1984-9605
Editor Chefe: Cesar Apareciddo Nunes
Início Publicação: 07/10/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia

Paideia na "lírica" grega arcaica: a poesia elegíaca e mélica

Ano: 2017 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Ragusa, Giuliana, Brunhara, Rafael
Autor Correspondente: Ragusa, Giuliana | [email protected]

Palavras-chave: Elegia grega, Mélica grega, Paideia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata da dimensão paidêutica da “lírica” grega arcaica em dois dosgêneros abarcados nessa designação: elegia e mélica (canção). Naquele,observamos um gênero cuja ocasião de performance prevalente era o simpósio;neste, na modalidade coral, o festival cívico-cultual. Lidamos, pois, com poesiaessencialmente oral, que só existe de fato quando apresentada à audiênciaadequada, formada pela comunidade da polis, em diálogo que pensa, celebra,revalida seus valores e tradições, agregando à essencial função estética a paideiado homem grego. Mostram-no a elegia de Teógnis (Megara) e a canção paracoro de virgens de Álcman (Esparta), dois representativos nomes em seusrespectivos gêneros.



Resumo Inglês:

The article discusses the paideutic dimension of the so-called archaic Greek“lyric”, namely elegy – a genre designed mainly for performance at thesymposium – and melic – a genre for the civic and religious Greek festival.Thus, poetry that is essentially oral, its existence made real when presented toan audience composed by the polis community to which it speaks in a dialoguethat reflects on, celebrates and revalidates its values and traditions. By doing so,it conjugates to its essential function (to entertain) the paideia of the Greekman, as shown in the elegy of Theognis (Megara) and in the songs for maidenschorus of Alcman (Sparta), two of the great poets in each of these genres.