Este artigo pretende destacar o papel dos quadros lingüÃsticos da paisagem de Humboldt na sistematização geral de sua ciência do Cosmos. Nesse propósito, apresentamos a correspondência entre as idéias dos Schlegel e de Novalis com a linguagem empregada por Humboldt na sua descrição da natureza. Destacamos que o medium-de-reflexão e os fundamentos reflexivos e de imediatez da prosa poética do romantismo alemão estão em conformidade com a proposta lingüÃstico-metodológica de Humboldt e seu desafio de pensar a realidade para além dos parâmetros formais da ciência, ainda que não tenha, de nenhum modo, aberto mão destas considerações na construção de sua ciência do Cosmos.
This paper aims to highlight the role of the Humboldt’s landscape linguistic paintings in general systematization of his science of the Cosmos. In this regard, we present the correspondence between the ideas of the Schlegel and Novalis with the language used by Humboldt in his description of nature. We emphasize that the medium-to-reflection and the reflective grounds and immediacy of German Romantic poetic prose are in accordance with the Humboldt’s linguistic-methodological proposal and his challenge of thinking about the reality beyond the formal parameters of science, but not has in no way, given up these considerations in building of his science of the Cosmos.