Paisagens da alma: binômios estéticos e 33 pensamentos livres sobre pintura

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Paisagens da alma: binômios estéticos e 33 pensamentos livres sobre pintura

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Domènec Corbella Llobet
Autor Correspondente: CORBELLA LLOBET, D. | [email protected]

Palavras-chave: Mundo-alma, Vida-pintura, Espírito do lugar, Pensamentos livres, Estética, Ocidente-oriente

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A trajetória pictórica percorrida pelo autor do ensaio nos ú ltimos vinte anos mostra que a pintura de paisagem tem sido tratada de forma autônoma, com as mı́nimas condições possı́veis. Da mesma forma, a práxis experimental tem sido acompanhada por estudos fundamentados ou analisados sobre sua concepção e desenvolvimento. No mı́nimo, seu pensamento foi transferido por meio de ensaios publicados em diversos meios de comunicação, alguns dos quais acessı́veis em Corbella, 2012. O que está em questão propõe, em sı́ntese, uma integração ou compêndio das ideias, conceitos ou princı́pios que foram conformaram as mais marcantes preocupações e inquietações sobre a pintura de paisagem, com claras evidências da estética oriental. Nele você encontrará algumas das chaves, constantes e noções que o autor deste ensaio considera fundamentais para redefinir a paisagem pictórica contemporânea. Dois capı́tulos de binômios estéticos e interculturais, seguidos de trinta e três reflexões do autor sobre a pintura, nos mostram o perfil experiencial que possibilita a expressão de uma paisagem pintada, que emana ou segue o caminho da alma do pintor a partir do espı́rito do Lugar, colocar.



Resumo Inglês:

La trayectoria pictórica realizada por el autor del ensayo a lo largo de los ú ltimos veinte añ os pone de manifiesto que la pintura de paisaje ha sido tratada de un modo autónomo, con los mı́nimos condicionantes posibles. De manera análoga, la praxis experimental ha ido acompañ ada de estudios razonados o analizados sobre su concepción y desarrollo. Cuando menos, su pensamiento ha sido transferido mediante ensayos que se han publicado en distintos medios, algunos de los cuales accesibles en Corbella, 2012. El que nos ocupa propone, en sı́ntesis, una integración o compendio de las ideas, conceptos o principios que han conformado las inquietudes y preocupaciones más destacadas sobre la pintura del hecho paisajı́stico, con claras evidencias por la estética oriental. En él se encontrarán algunas de las claves, constantes y nociones que quien escribe este ensayo considera fundamentales para llegar a redefinir el paisaje pictórico contemporáneo. Dos capı́tulos de binomios estéticos e interculturales, seguidos de treinta y tres pensamientos del autor sobre la pintura, nos muestran el perfil vivencial que hace posible la plasmación de un paisaje pintado, que emana o sigue la vı́a del alma del pintor a partir del espı́ritu del lugar.



Resumo Espanhol:

La trayectoria pictórica realizada por el autor del ensayo a lo largo de los ú ltimos veinte añ os pone de manifiesto que la pintura de paisaje ha sido tratada de un modo autónomo, con los mı́nimos condicionantes posibles. De manera análoga, la praxis experimental ha ido acompañ ada de estudios razonados o analizados sobre su concepción y desarrollo. Cuando menos, su pensamiento ha sido transferido mediante ensayos que se han publicado en distintos medios, algunos de los cuales accesibles en Corbella, 2012. El que nos ocupa propone, en sı́ntesis, una integración o compendio de las ideas, conceptos o principios que han conformado las inquietudes y preocupaciones más destacadas sobre la pintura del hecho paisajı́stico, con claras evidencias por la estética oriental. En él se encontrarán algunas de las claves, constantes y nociones que quien escribe este ensayo considera fundamentales para llegar a redefinir el paisaje pictórico contemporáneo. Dos capı́tulos de binomios estéticos e interculturales, seguidos de treinta y tres pensamientos del autor sobre la pintura, nos muestran el perfil vivencial que hace posible la plasmación de un paisaje pintado, que emana o sigue la vı́a del alma del pintor a partir del espı́ritu del lugar.