Paisagens sem memória: uma análise das paisagens de Joan Fontcuberta em “Orogenesis”

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Paisagens sem memória: uma análise das paisagens de Joan Fontcuberta em “Orogenesis”

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Anna Letícia Pereira de Carvalho
Autor Correspondente: Anna Letícia Pereira de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Joan Fontcuberta. Paisagens. Imagem Técnica. Vilém Flusser.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Joan Fontcuberta é conhecido desde os anos 1970 pela natureza escorregadia de suas fotografias. Neste artigo analisamos o projeto fotográfico “Orogenesis”, formado por imagens de paisagens criadas por um software através de pinturas e fotografias escolhidas pelo artista. Pensamos a questão da paisagem enquanto projeto de representação da beleza natural versus a criação imaginativa de Fontcuberta. O referencial teórico é formado pelo próprio Fontcuberta e pelo Vilém Flusser, na tentativa de unir o pensamento dos dois teóricos. Utilizamos três fotografias do projeto como base para a análise e concluímos que existe uma ruptura ou confronto entre a nova e a velha fotografia, por causa de mudanças no paradigma tecnológico que definem novos caminhos e funções para a imagem fotográfica.



Resumo Espanhol:

Joan Fontcuberta es conocido desde los años 1970 por la naturaleza resbaladiza de sus fotografías. En este artículo analizamos el proyecto fotográfico "Orogenesis", formado por imágenes de paisajes creadas por un software a través de pinturas y fotografías elegidas por el artista. Pensamos la cuestión del paisaje como proyecto de representación de la belleza natural versus la creación imaginativa de Fontcuberta. El referencial teórico está formado por el propio Fontcuberta y el Vilém Flusser, en el intento de unir el pensamiento de los dos teóricos. Utilizamos tres fotografías del proyecto como base para el análisis y concluimos que existe una ruptura o confrontación entre la nueva y la vieja fotografía, a causa de cambios en el paradigma tecnológico que definen nuevos caminos y funciones para la imagen fotográfica.