PALAVRA E PODER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESCRAVO MUDO EM “A GLORIOSA FAMÍLIA - O TEMPO DOS FLAMENGOS”, DE PEPETELA

EntreLetras

Endereço:
Coordenação do Profletras. Rua Paraguai esq. c/Uxiramas, s/n. Setor Cimba
Araguaína / TO
77824-838
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/about
Telefone: (63) 3416-5698
ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

PALAVRA E PODER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESCRAVO MUDO EM “A GLORIOSA FAMÍLIA - O TEMPO DOS FLAMENGOS”, DE PEPETELA

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: M. S. Dias
Autor Correspondente: M. S. Dias | [email protected]

Palavras-chave: Angola, Pepetela, subalterno, silenciamento, metaficção histórica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é analisar os processos de silenciamento, bem como de possibilidades de fala do subalterno no romance “A Gloriosa Família - O tempo dos flamengos”, do angolano Pepetela. A partir do narrador mudo (ou emudecido), como o falar, o calar e o criar são elementos essenciais à dinâmica de elaborações discursivas que, orquestradas pelas conveniências das relações de poder, legitimam e perpetuam a dominação dos sujeitos historicamente marginalizados.  Acreditamos que o narrador, como estratégia artística e estética principal da obra, confirma-se como transposição metafórica das possibilidades de fala em meio ao silenciamento imposto pelo colonizador.



Resumo Inglês:

The objective of this work is to analyze the processes of silencing, as well as speech possibilities of the subordinate in the novel “A Gloriosa Família - O tempo dos flamengos", by the Angolan Pepetela. The silent (or muted) narrator, such as speaking, silencing and creating are essential elements to the dynamics of discursive elaborations that, orchestrated by the conveniences of power relations, legitimize and perpetuate the domination of historically marginalized subjects. We believe that the narrator, as the artistic and main aesthetic strategy of the work, is confirmed as metaphorical transposition of the possibilities of speech amid the silencing imposed by the colonizer.