Paquita Baylina: uma trajetória musical esquecida no sul do Brasil

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Paquita Baylina: uma trajetória musical esquecida no sul do Brasil

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Humberto Amorim, Daniel Wolff
Autor Correspondente: Humberto Amorim | [email protected]

Palavras-chave: Paquita Baylina, música no Rio Grande do Sul, violão em Porto Alegre, mulheres violonistas brasileiras, Levino Albano da Conceição

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com ênfase em sua atuação artística, o artigo resgata traços biográficos de Paquita Baylina, musicista gaúcha que teve significativa participação na cena cultural de Porto Alegre entre os anos de 1910 e 1923. Personagem desconhecida nos estudos sobre o tema, Paquita teve aulas com o cego Levino Albano da Conceição e chegou a vencer um concurso instrumental em 1914, angariando prestígio e reconhecimento em um ambiente predominantemente masculino. Contudo, suas atividades musicais foram bruscamente interrompidas pelo casamento, em 1923, fator determinante para que sua dupla atuação pioneira permanecesse obliterada por décadas: inicialmente, como a primeira violonista de que se tem notícia a apresentar um repertório solista nos principais palcos musicais da cidade (incluindo apresentações no Theatro São Pedro); depois, como figura desbravadora na prática simultânea do canto acompanhado por violão. Com a reunião de quase 100 fontes inéditas recolhidas em revistas e jornais publicados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia, foi possível remontar aspectos decisivos de sua trajetória musical, retirando da penumbra uma mulher considerada pela crítica de seu tempo como “exímia”, “inteligente” e “distinta virtuose”.



Resumo Inglês:

With an emphasis on her artistic work, the present article recovers biographical traces of Paquita Baylina, a musician from Rio Grande do Sul who had a significant role in Porto Alegre’s cultural scene between the years 1910-1923. An unknown figure in the present day, Paquita had lessons with the blind teacher Levino Albano da Conceição and won a performance competition in 1914, thus acquiring prestige and recognition in a predominantly male environment. However, her musical activities were suddenly interrupted by her wedding in 1923, a factor which caused her double role to remain obscured for decades: as the probable first female guitarist to perform solo repertoire in the city’s main musical venues (including performances at the São Pedro theatre), and as a forerunner of the simultaneous practice of singing with guitar accompaniment. Upon gathering almost 100 previously unknown sources in magazines and newspapers, mostly from Rio Grande do Sul, but also from Rio de Janeiro and Bahia, it was possible to reconstruct the most important aspects of her musical career, bringing to light a woman that was considered by the critics of her time as a “skilled”, “intelligent” and “distinct virtuosa”.