PARA ALÉM DA CIDADE: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA, EXCELÊNCIA E RACIONALIDADE EM ARISTÓTELES

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

PARA ALÉM DA CIDADE: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA, EXCELÊNCIA E RACIONALIDADE EM ARISTÓTELES

Ano: 2011 | Volume: 38 | Número: 121
Autores: Richard Romeiro Oliveira
Autor Correspondente: Richard Romeiro Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Felicidade, virtude, contemplação, vida política, racionalidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Como se sabe, a Ética a Nicômaco de Aristóteles culmina na contundente afirmação de que a melhor forma de vida para o homem, a vida mais feliz e excelente, é não a vida engajada nos negócios e práticas da cidade, mas a vida consagrada ao exercício da atividade teorética ou contemplativa, a qual se impõe, assim, como o verdadeiro bem soberano e como um horizonte superior à vida política. O presente artigo busca examinar em que medida esse elogio da supremacia da vida contemplativa sobre a vida política, determinando uma forma de eudaimonía intelectual superior à ordem comunitária da cidade, aponta para a constituição, em Aristóteles, de um ideal de individualidade noética que transcende as fronteiras da pólis



Resumo Inglês:

As it is known, Aristotle's Nicomachean Ethics has its climax in the assertion of that the best way of life for man, i. e., the happiest and most excellent life for us, is not the life engaged in the business and practical affairs of the city, but the life dedicated to the exercise of theoretical or contemplative activity, which therefore imposes itself as the true sovereign good and as an axiological reference superior to political life. This paper seeks to examine how this praise of the supremacy of contemplative life above political life, determining a type of intellectual eudaimonia superior to the communitarian order of the city, points to the constitution in Aristotle of an ideal of noetical individuality that transcends the borders of the polis