Para além do quadro: intersecções entre o trabalho de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Para além do quadro: intersecções entre o trabalho de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 40
Autores: Igor Gomes Farias, Maria de Fátima de Souza Moretti, Laura Wilbert Gedoz
Autor Correspondente: Igor Gomes Farias | [email protected]

Palavras-chave: Imagem, Tadeusz Kantor, Aby Warburg, montagem, constelação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo buscou identificar os cruzamentos entre o trabalho artístico de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg. A partir de uma análise da obra kantoriana, influenciada por sua relação com as artes plásticas, foi ressaltado seus evidentes pontos de aproximação com a lógica por trás do Atlas Mnemosyne. Reconhecendo a imagem como o ponto central dos paralelos enfatizados aqui, refletiu-se sobre como os ensinamentos de Warburg contribuem para a leitura de obras artísticas posteriores a ele. Deste modo, destacou-se o método da montagem e de associação de imagens, bem como as importantes relações empregadas por Didi-Huberman ao retomar Warburg nas discussões contemporâneas da história da arte.



Resumo Inglês:

This article aimed to identify the intersections between the artistic work of Tadeusz Kantor and the thought of Aby Warburg. From an analysis of Kantor’s work, influenced by its relationship with the plastic arts, it’s evident points of approximation with the logic behind the Mnemosyne Atlas were emphasized. Recognizing the image as the central point of the parallels emphasized here, it was reflected on how Warburg's teachings contribute to the reading of artistic works after him. Thus, the method of assembly (montage) and association of images was highlighted here, as well as the important relations used by Didi-Huberman when he returns to Warburg in contemporary discussions of art history.



Resumo Espanhol:

Este artículo buscó identificar las intersecciones entre la obra artística de Tadeusz Kantor y el pensamiento de Aby Warburg. A partir de un análisis de la obra kantoriana, influido por su relación con las artes plásticas, se destacaron sus evidentes puntos de aproximación con la lógica detrás del Atlas Mnemosyne. Reconociendo la imagen como el punto central de los paralelos enfatizados aquí, se reflexionó sobre cómo las enseñanzas de Warburg contribuyen a la lectura de obras artísticas posteriores a él. Así, se destacó aquí el método de ensamblaje y asociación de imágenes, así como las importantes relaciones empleadas por Didi-Huberman al retomar Warburg en las discusiones contemporáneas sobre la historia del arte.