Publicadas em língua portuguesa num único volume pela Editora DarkSide Books, A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos são as versões romanceadas do longa-metragem icônico de 1968 e da respectiva sequência original, que não chegou a ser filmada. Escritas por John Russo, coautor com George Romero do roteiro para Noite dos Mortos-Vivos, as histórias apresentam à leitora e ao leitor uma criatura inédita na ficção científica da época e que se tornaria um sucesso da cultura pop décadas à frente. Diferentes dos zumbis trazidos pelo cinema dos anos de 1930, 1940 e 1950, os mortos-vivos de Russo não obedecem a quaisquer formas de controle externo, limitando-se a vagar sem rumo, exceto quando percebem a presença de seres humanos vivos, dos quais desejam com sofreguidão devorar a carne. Esta resenha oferece uma reflexão sobre a expressividade metafórica dos mortos-vivos, que Russo maneja habilmente para explorar ambiguidades de instituições e valores humanos portadores de elevada carga simbólica, tais como a casa, a família e a religião.
Published in Portuguese in a single volume by DarkSide Books, The Night of the Living Dead and The Return of the Living Dead are the romanticized versions of the iconic feature film released in 1968 and its original sequence, which was never filmed. Written by John Russo, co-author with George Romero of the screenplay for Night of the Living Dead, the stories present the readers with an unprecedented creature in science fiction of the time and that would become a pop culture success decades ahead. Unlike the zombies brought by the cinema of the 1930s, 1940s and 1950s, Russo's undead do not obey any form of external control, they just wander aimlessly, except when they perceive the presence of living human beings, of which they eagerly desire to devour the flesh. This review offers a reflection on the metaphorical expressiveness of the undead, which Russo skilfully manages to explore ambiguities of institutions and human values with a high symbolic burden, such as the home, family and religion.