PARA LER O PROJETO SOB UMA PESPECTIVA ÉTICA

Philósophos

Endereço:
Caixa Postal 131
GOIANIA / GO
0
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos
Telefone: (62) 3521-1164
ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

PARA LER O PROJETO SOB UMA PESPECTIVA ÉTICA

Ano: 2008 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Carlota Ibertis
Autor Correspondente: Carlota Ibertis | [email protected]

Palavras-chave: prazer-desprazer, desamparo, Nebenmensch, desejo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tece algumas considerações para ler o Projeto de uma psi-cologia a partir de uma perspectiva ética. Parte-se da leitura que Lacan efetua em O Seminário, Livro VII, A ética da psicanálise, onde ele estrutura sua inter-pretação na oposição entre os princípios de prazer e de realidade e na com-preensão de das Ding. À diferença da leitura lacaniana, centrada no conceito de desejo, enfatizamos, em primeiro lugar, a pertinência das noções de des-prazer e de prazer como fundamentais. Em segundo lugar, observamos que no Projeto, Freud estabelece como bases da moralidade, além do par desprazer-prazer, as experiências do desamparo e da dívida perante o próximo-auxiliador e não o objeto de desejo incestuoso, por uma parte, ou o objeto meramente formal, por outra, como sugere Lacan.



Resumo Inglês:

This article discusses some considerations to guide the reading of the Project for a psychology from an ethical perspective. The starting point is Lacan’s interpretation in The Seminar, book VII, The Ethics of Psychoanalysis, where he structures his analysis on the opposition between the principles of pleasure and reality and on the understanding of das Ding. Unlike the Laca-nian reading, centered on the concept of desire, we firstly emphasize the re-levance of the notions of pleasure and displeasure as fundamental. Secondly, we argue that in the Project, Freud sets as the foundations of morality, beyond the couple's displeasure-pleasure, the experiences of helplessness and debt before the next-helper and not the object of incestuous desire, or the object merely formal, as suggested by Lacan.