Parenética e profissão de religiosas em seiscentos: a glorificação da vida fora do século

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ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Parenética e profissão de religiosas em seiscentos: a glorificação da vida fora do século

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: I. M. R. M. D. Braga
Autor Correspondente: I. M. R. M. D. Braga | [email protected]

Palavras-chave: Feminino, Sermonística, Século XVII / Female, sermonistic, XVII century / Femenino, Sermonistica, Siglo XVII.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os sermões têm sido estudados em perspectivas diversificadas, nome
adamente do ponto de vista da literatura e na óptica da história. Sobre a matéria
produzida no século XVII, pretende avaliar-se de que modo os pregadores en
tenderam a profissão no feminino e que propósitos serviram 7 sermões proferi
dos nesta época, em Portugal. Sendo o estado religioso considerado superior aos
de solteira, casada ou viúva, isto é, sendo a virgindade e a castidade revalorizadas
no Concílio de Trento, parece plausível que o abandono voluntário do século
fosse objecto de exaltação por parte de leigos e de eclesiásticos. Neste contexto,
a parenética em análise passa pelo louvor dos votos feitos pelas religiosas e pelo
regozijo que estas deveriam sentir em deixar o mundo. A exaltação das diferen
tes ordens e dos conventos em que ingressaram e as reflexões acerca dos nomes
que adoptaram estiveram igualmente presentes. Estas temáticas abordadas pelos
pregadores foram sintetizadas por frei Jorge de Carvalho, durante a profissão de
Soror Ana Maria, quando anunciou o que se podia esperar do seu sermão: “os
ouvores de Santa Ana, os votos da nossa professa, as grandezas do sacramento,
as excelências das religiosas que a recebem, do padre São Francisco que a admite
e da juíza que a festeja. Vá cada um tomando o que lhe couber do banquete, que
como o juízo reparte as iguarias, o entendimento as receba”.Assim, pretende
avaliar-se de que modo os pregadores entenderam a profissão no feminino e que
propósitos serviram estes sermões. Os sete sermões em estudo foram publicados
entre 1664 e 1699.



Resumo Inglês:

Sermons have been studied in diverse perspectives, particularly from
the point of view of literature and history. On the matter produced in the sev
enteenth century, aims to assess how the preachers understood the profession in
face of women and female purposes. Seven sermons were delivered at this time
in Portugal about this issue. Being the religious state considered superior to
those of single, married or widowed, ie, virginity and chastity being revalued at
the Council of Trent, it seems plausible that the voluntary abandonment of the
century was the subject of exaltation on the part of lay and ecclesiastical. In this
context, the analysis goes through sermonistic in praise of the religious vows
and the joy that they should feel about leaving the world. The exaltation of dif
ferent orders and convents they joined and reflections about the names adopted
were also present. These themes addressed by preachers were synthesized by
Fray Jorge de Carvalho, during the occupation of Sister Ana Maria.We intend
to evaluate how the preachers understood the profession and the women who
served these purposes sermons. The seven sermons in the study were published
between 1664 and 1699.



Resumo Espanhol:

Los sermones tienen sido estudiados en perspectivas diversificadas,
nombradamente del punto de vista de la literatura y en la óptica de la historia.
Sobre la materia producida en el siglo XVII, pretende valorarse de qué modo los
predicadores entendieron la profesión en el femenino y que propósitos sirvieron
7 sermones proferidos en esta época, en Portugal. Siendo el estado religioso
considerado superior a los de soltera, casada o viuda, esto es, siendo la virgini
dad y la castidad revalorizadas en el Concilio de Trento, parece plausible que el
abandono voluntario del siglo fuese objeto de exaltación por parte de legos y
de eclesiásticos. En este contexto, la predicación en análisis pasa por la alabanza
de los votos hechos por las religiosas y por el regocijo que estas deberían sentir
en dejar el mundo. La exaltación de las diferentes órdenes y de los conventos
en que ingresaron y las reflexiones con respeto a nombres que adoptaron es
tuvieron igualmente presentes. Estas temáticas abordadas por los predicadores
fueron sintetizadas por fray Jorge de Carvalho, durante la profesión de Sóror
Ana María, cuando anunció lo que se podría esperar de su sermón: “las alaban
zas de Santa Ana, los votos de nuestra profesora, las grandezas del sacramento,
las excelencias de las religiosas que la receben, del sacerdote Sano Francisco que
la admite y de la jueza que la festeja. Va cada un tomando lo que caberle de
banquete, que como el juez reparte las iguarias, el entendimiento las reciba”.
Así, pretende evaluarse de qué modo los predicadores entendieron la profesión
en el femenino y que propósitos sirvieron estos sermones. Los siete sermones en
estudio fueron publicados entre 1664 y 1699.