Parintins na Tela: A Transmissão do Festival Folclórico e Suas Relações no Eixo Rio-São Paulo

Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade

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ISSN: 2675-8253
Editor Chefe: Gustavo Ruiz da Silva
Início Publicação: 01/12/2020
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

Parintins na Tela: A Transmissão do Festival Folclórico e Suas Relações no Eixo Rio-São Paulo

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: I. R. O. Goulart, R. M. M. Ambrogi
Autor Correspondente: Renata Madureira Monteiro Ambrogi | [email protected]

Palavras-chave: Festival de Parintins, Transmissão televisiva, Alteridade, Estudos culturais, São Paulo, Rio de Janeiro, Cultura, Festival, Parintins

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa analisar as transmissões televisivas nacionais do Festival Folclórico de Parintins e entender sua relação com a grande mídia que está concentrada no eixo Rio-São Paulo. O Festival é uma competição que acontece na cidade amazonense de Parintins há 54 anos, unindo a cultura do boi-bumbá com elementos indígenas. De extrema importância cultural e econômica para a região, a transmissão televisiva do folguedo enfrenta barreiras que trazem à tona questões sobre alteridade e representação, sustentadas pela desigualdade nas relações de poder presentes no cenário nacional. Nossa análise tem com base algumas teorias relacionadas aos estudos culturais.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the national television broadcasts of the Parintins Folklore Festival and understand its relationship with the mainstream media that is concentrated in the Rio-São Paulo axis. The Festival is a competition that has been taking place in the Amazonian city of Parintins for 54 years, linking the boi-bumbá culture with indigenous elements. Of intense cultural and economic significance for the region, the television broadcasting of the festival faces barriers that bring up questions about otherness and representation, supported by the inequality of power relations in the national scenario. Our analysis is based on theories related to cultural studies.