Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade

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Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 16
Autores: Mírian Sousa Alves
Autor Correspondente: Mírian Sousa Alves | [email protected]

Palavras-chave: Imagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, investiga-se a natureza da imagem no cinema narrativo ficcional e sua relação com as experiências vividas por aqueles que se colocam diante dessa imagem: o espectador. Baseando-se em uma reflexão suscitada pelo filme Paris, Texas, do cineasta alemão Wim Wenders, afirma-se que as diferenças técnicas entre as imagens possibilitam relações específicas entre elas e seus espectadores. Como espaço de interlocução entre o sujeito e sua própria história ou como ponto de encontro entre diferentes sujeitos, a tela cinematográfica atua como potente mediadora das relações contemporâneas. Por sua vez, o formato da imagem na tela também altera a relação desta com o espectador. Mais que um espaço de representação, a imagem no cinema é abordada neste artigo como parte da experiência dos sujeitos. A sobreposição de imagens exibida na ficção de Wim Wenders elucida, ainda, o processo de transposição narrativa entre diferentes sistemas semióticos – por exemplo, a tradução da literatura ao cinema.