Em Science and Partial Truth (da Costa and French 2003) argumentamos que inconsistências no raciocÃnio cientÃfico podem ser acomodadas pela combinação de estruturas parciais e quase-verdade, junto com uma noção de ‘crença representacional’. Neste artigo, examino se isso pode ser estendido aos raciocÃnios e crenças de outras culturas, focando em particular nas crenças de feitiçaria dos Azande. Argumento que tais crenças são similares à s crenças teóricas da ciência ocidental, mas que o modo mais apropriado de representar esta última — e portanto também a primeira — é através de estruturas parciais e quase-verdade. Dessa maneira, espero encontrar um caminho plausÃvel entre as abordagens ‘imperialista’ e ‘relativista’.
In Science and Partial Truth (da Costa and French 2003) it was argued that inconsistencies in scientific reasoning may be accommodated by the combination of partial structures and quasi-truth, together with a notion of ‘representational belief’. In this paper I shall examine whether this framework can be extended to the reasonings and beliefs of other cultures, focusing in particular on the witchcraft beliefs of Azande. I shall argue that these beliefs are akin to the theoretical beliefs of Western science but that the most appropriate way of representing the latter — and hence also the former — is via the framework of partial structures and quasi-truth. In this way I hope to steer a plausible path between ‘imperialist’ and ‘relativist’ approaches.