Participação pública nas telenovelas brasileiras: contribuições para uma análise da qualidade da ficção televisiva

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Participação pública nas telenovelas brasileiras: contribuições para uma análise da qualidade da ficção televisiva

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: GRECO, Clarice
Autor Correspondente: GRECO, Clarice | [email protected]

Palavras-chave: telenovela, participação popular, gosto, qualidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  visa  a  discutir a  importância  da   participação  dos  telespectadores  na condução  e  na  avaliação  da  qualidade telenovela, um  dos  produtos  culturais  de  maior representação  popular  no  país. A  estrutura  teórica  do  trabalhoé composta por  diálogos acerca da noção de gostoproposta por Bourdieu ea Crítica do Juízo de Kant, somados a uma das acepções do conceito de qualidadepropostas por Geoff Mulgan, que se refere ao poder de umprograma de gerar mobilização e participação civil.São analisados dois tipos  de  participação  popular:aspesquisas  de opinião,  pelas  quais o  público pode direcionaranarrativa  das  telenovelas, e a  avaliação  das ficçõesem  eventos  de premiação que contam com votopopular. Trata-se, portanto, de uma discussão sobre os possíveis benefícios que a participação públicapode gerar sobre a questão da qualidadetelevisiva no Brasil. 



Resumo Inglês:

This  article  aims  to discuss  the  importance  of  the  participation  of  viewers  in  the conduction and evaluation of  Brazilian “telenovela” -one of the most popular cultural products of Brazil. The theoretical structure of the textis composed by dialogues about the  notion  of taste,  by  Bourdieu  with  Kant's Critique  of  Judgment,  combined  with  one of  the  definitions  of  “quality”  suggested  by  GeoffMulgan,which  concerns  the program's  power  ofgenerating  mobilization,  social  commotion  and  civic  participation. Tthe  analysis  will  focus  ontwo  types  of popular  participation:  the  opinion  research, through  wich  the  public  can  change the  construction  of  telenovela's  narrative;  and the evaluation  of  TV  showsin  award events  relied  in  a  popular  jury. It  is,  therefore,  a discussion  about  thepossible  benefits  that  public  participation  may  generate  over  the quality of television in Brazil.