Partituras no armário: composição musical e homossexualidade

Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH)

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/index
Telefone: (63) 9988-4412
ISSN: 2595-3206
Editor Chefe: Bruna Andrade Irineu
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Partituras no armário: composição musical e homossexualidade

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Rafael da Silva Noleto
Autor Correspondente: Rafael da Silva Noleto | [email protected]

Palavras-chave: Composição Musical; Homossexualidade; Música; Musicologia; Etnomusicologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de uma discussão pautada na experiência artística e docente no âmbito acadêmico da Música, o presente texto visa refletir sobre as conexões entre Música, Gênero e Sexualidade. Pretendo problematizar a composição musical como um campo de produção do conhecimento construído historicamente em termos homo-lesbo-transofóbicos. Se, por um lado, percebe-se que o mercado da Música (especialmente a popular) sempre esteve, de algum modo, repleto de compositores/as abertamente homossexuais, por outro lado, em termos epistemológicos, a composição musical permanece como arena masculina e heterossexual. Neste texto, pretendo deslocar a atenção da mera contemplação estética de artistas gays para a problematização epistemológica da produção do conhecimento em música.



Resumo Inglês:

Based on a discussion based on artistic and teaching experience in the academic field of Music, this text aims to reflect on the connections between Music, Gender and Sexuality. I intend to problematize musical composition as a field of knowledge production historically constructed in homo-lesbo-transophobic terms. If, on the one hand, one realizes that the Music market (especially the popular one) has always been, in some way, full of openly homosexual composers, on the other hand, in epistemological terms, musical composition remains as a male arena and heterosexual. In this text, I intend to shift the attention from the mere aesthetic contemplation of gay artists to the epistemological problematization of the production of knowledge in music.



Resumo Espanhol:

Basado en una discusión basada en la experiencia artística y docente en el campo académico de la música, este texto tiene como objetivo reflexionar sobre las conexiones entre la música, el género y la sexualidad. Tengo la intención de problematizar la composición musical como un campo de producción de conocimiento históricamente construido en términos homo-lesbo-transofóbicos. Si, por un lado, uno se da cuenta de que el mercado de la Música (especialmente el popular) siempre ha estado, de alguna manera, lleno de compositores abiertamente homosexuales, por otro lado, en términos epistemológicos, la composición musical permanece como un escenario masculino y heterosexual. En este texto, pretendo desviar la atención de la mera contemplación estética de los artistas homosexuales a la problematización epistemológica de la producción de conocimiento en la música.