Este artigo é baseado na tese “O mundo dos cinemas de rua em imagens: organização da informação e descrição de acervos fotográficos reunidos em coleções”. A fotografia, como parte do patrimônio cultural brasileiro, vem sendo objeto de atenção de diferentes disciplinas, nos seus mais diversos aspectos. O objetivo deste artigo é analisar o conceito de patrimônio fotográfico e apresentar referências essenciais das instituições capixabas que custodiam importantes coleções e fundos fotográficos sobre o estado do Espírito Santo. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sucedida pela observação direta de acervos fotográficos e pela coleta de informações na web em instituições públicas e privadas. Ao observarmos os acervos, percebemos a ausência de uma política de aquisições sistemáticas e planificadas. A análise do cenário das instituições que compõem o patrimônio fotográfico do Espírito Santo visa colaborar para construir alternativas para uma gestão mais eficaz de tais acervos.
Photographs, as a part of Brazilian cultural heritage, are gaining attention as object of different disciplines on various aspects. This article aims to analyze the concept of photographic heritage and present essential references of Capixabas institutions that hold important photographic fonds and collections about the Espírito Santo State. From the point of view of the used methodological procedures, it is a bibliographical research succeeded by direct observation of photographic holdings and web information retrieval of public and private institutions. The scenario analysis of the institutions that compound the Espirito Santo State’s photographic heritage aim to contribute with the construction of alternatives for a more efficacious management of such holdings.