PEÇA DE UM OU MAIS ATOS: A(U)TORES EM CENA

Cadernos Do Il

Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale Caixa Postal 15002
PORTO ALEGRE / RS
Site: http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/index
Telefone: (51) 3308-6699
ISSN: 1041886
Editor Chefe: MARIVONE SIRTOLI
Início Publicação: 30/11/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

PEÇA DE UM OU MAIS ATOS: A(U)TORES EM CENA

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Bia Isabel Noy, Camila Alexandrini
Autor Correspondente: Bia Isabel Noy | [email protected]

Palavras-chave: Literatura comparada, Teatro, Processo criativo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo, partindo do processo criativo que é o entrecruzamento de subjetividades do leitor-espectador e do autor-ator de uma obra-peça, em busca do (re)conhecimento de si e da criação, buscamos aproximar a literatura e o teatro. Para tal, pareceu-nos importante apontar que o texto está além da página, assim como o teatro se compõe inclusive de elementos que se dispersam dos atores no palco, tais como os múltiplos sentidos que os espectadores podem conferir a uma cena. Nesse momento, ansiamos demonstrar que o processo criativo acontece no que chamamos de depois, esse lugar que foge da autoridade da letra-autoral ou da marca-cênica. O que poderia ser um problema inicialmente torna-se espaço constituinte da criação.



Resumo Francês:

Dans cet article, en partant du procès créatif qui se donne dans l'entre-croisement de subjectivités du lecteur-spectateur et de l'auteur-commédien d'une œuvre littéraire-pièce de théâtre, en recherchant la (re)connaissance de soi-même et de la création. Pour cela, il nous paraît important ponctuer que le texte continue aussi hors de la page, ainsi comme le théâtre se constitue des éléments qui dépassent le plateau, comme les différents sens que les spectateurs peuvent extraire d'une scène. En ce moment, nous désirerions démontrer que le procès créatif arrive là où on a appelé « après », cet endroit qui s'en fuit de l'autorité de l'auteur ou de la partition scénique. Ce qui pourrait initialement être un problème devient l'espace constitutif de la création.