Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários

Revista Educação, Cultura e Sociedade

Endereço:
Avenida dos Ingás - 3001 - Jardim Imperial
Sinop / MT
78555000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/index
Telefone: (66) 3511-2100
ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários

Ano: 2013 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Laudemir Luiz Zart.
Autor Correspondente: Laudemir Luiz Zart. | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia da cooperação, pensamento educacional, solidariedade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 Apresentamos argumentos para a construção de referenciais para o debate problematizador e instituinte de um pensamento educacional e societal que promova a pedagogia da cooperação. Neste sentido delimitamos um campo conceitual que tem como provocação a geração de ambiências reflexivas que possibilitam o aprofundamento da temática da solidariedade. Inferimos que a pedagogia da cooperação tem como objetivo analisar e gerar contextos teóricos e práticas sociais para desenvolver conhecimentos que problematizam as estruturas sociais e filosóficas que fundamentam as concepções e as atitudes dos referenciais hegemônicos que têm como princípios éticos orientadores a competitividade e a concorrência fundamentadas na filosofia liberal burguesa. Contrapomos a análise e a construção de abordagens epistemológicas, metodológicas e didáticas que sustentam as práxis educacionais e socioculturais de cooperação e de solidariedade.



Resumo Inglês:

Presentamos argumentos de la construcción de los marcos para la discusión problematizadora e instituyente de una reflexión educacional y societal que promueva la pedagogía de cooperación. En este sentido hemos delimitado un campo conceptual que sostiene como provocación la generación de ambientes de pensamiento que permitan la profundización del tema de la solidaridad. Deducimos que la pedagogía de la cooperación objetiva analizar y generar contextos teóricos y prácticas sociales para desarrollar conocimientos que cuestionan las estructuras sociales y filosóficas que subyacen concepciones y actitudes de los referenciales hegemónicos cuyos principios éticos rectores de la competitividad y la competencia basada en la filosofía liberal burguesa. Contraponemos el análisis y la construcción de enfoques epistemológicos, metodológicos y didácticos que sostienen las praxis educacionales y socioculturales de cooperación y de solidaridad.