As pedras e as cores. Transfigurações do nigredo e jornada circular em Evocações, de Cruz e Sousa

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

As pedras e as cores. Transfigurações do nigredo e jornada circular em Evocações, de Cruz e Sousa

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 12
Autores: Manuella Miki Souza Araujo
Autor Correspondente: M. M. S. Araujo | [email protected]

Palavras-chave: Cruz e Sousa, transfiguração, cores, pedras, nigredo, primeira natureza

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao se valer do princípio alquímico de transfiguração, o poeta Cruz e Sousa conjuga as polaridades da arte e da vida, do criador e da criatura, dos desertos da África e do gélido Polo Norte, sintetizados em imagens derivadas da colorida opala. Em sua tentativa de transfigurar-se, é por meio desse princípio que se articula também a viagem interior do sujeito na obra Evocações, bem como a transição das formas do poema em prosa e da prosa poética, ali cambiantes como as cores do crepúsculo. O presente estudo centra a sua análise no poema em prosa de abertura, denominado “Iniciado”, em especial em seu primeiro parágrafo, que serve de prelúdio cifrado para a totalidade do difuso enredo, desdobrado ao longo dos variados 33 textos que compõem o livro em questão. Neste primeiro parágrafo, o eu poético transgride a rigorosa sequência de transformações da Grande Obra, quando desloca a etapa final do rubedo para o começo, e tenta desviar da fase primordial do nigredo, ocultada no desfecho de sua operação estética. Esse movimento de inversão é análogo àquele do poeta viajante, que foge de sua primeira natureza, identificada à mãe negra, mas acaba por confrontá-la nos textos derradeiros de Evocações. 



Resumo Inglês:

Through the use of the alchemical principle of transfiguration, the poet Cruz e Sousa combines the polarities of art and life, creator and creature, the African deserts and the icy North Pole, synthesized in images derived from the colorful opal. In the poet’s attempt to transfigure himself, this principle also articulates the poetic subject’s inner journey in the work Evocações as well as the genre transition from prose poem to poetic prose, oscillating as the colors of twilight. This study focuses on the analysis of the opening prose poem called “Iniciado”, with special emphais to its first paragraph, which serves as a ciphered prelude to the totality of a diffuse plot, unfolded throughout the 33 texts that comprise the cited book. In this first paragraph, the poetic subject transgresses the strict sequence of alchemical transformations of the Opus Magnum when he moves the final stage of the rubedo to the beginning, and attempts to divert from the primordial phase of the nigredo, hidden in the ending of his aesthetic operation. This inversion is analogous to that of the traveling poet, who escapes from his first nature, identified with the Black mother, but ends up confronting her in the final texts of Evocações.