Pedro Nolasco Baptista: traços biográficos e atividades musicais em Pernambuco (1832-1865)

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Pedro Nolasco Baptista: traços biográficos e atividades musicais em Pernambuco (1832-1865)

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Humberto Amorim
Autor Correspondente: Humberto Amorim | [email protected]

Palavras-chave: Pedro Nolasco Baptista, oficleide no século XIX, músicos pernambucanos oitocentistas, música em periódicos pernambucanos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo objetiva resgatar a trajetória e as atividades musicais de um personagem que atuou em Pernambuco entre as décadas de 1830 e 1860: Pedro Nolasco Baptista (? – 1865). Músico de múltipla atuação, Nolasco teve passagens pela corte do Rio de Janeiro e a província do Ceará, mas foi em sua cidade natal, Recife, que alcançou um prestígio e reconhecimento singulares, trabalhando como intérprete (instrumentos de sopro e violão), compositor, professor e maestro, inclusive de orquestras e bandas militares. O método consistiu em uma pesquisa documental (levantamento, catalogação e análise crítica) que suscitou mais de 60 inéditas entradas em periódicos brasileiros oitocentistas. Os resultados apontam para a significativa inserção do artista no cenário musical pernambucano de seu tempo, um dado até então desconhecido nos estudos sobre o tema.



Resumo Inglês:

The article presents the trajectory and musical activities of a musician who worked in Pernambuco between the 1830s and 1860s: Pedro Nolasco Baptista (? - 1865). A multi-talented character, Nolasco worked in the court of Rio de Janeiro and also in the province of Ceará, but it was in his hometown, Recife, that he achieved prestige and recognition, working as a performer, composer, conductor and teacher. The method consisted in the survey, cataloging and critical analysis of more than 60 unpublished sources collected in eighteenth-century Brazilian periodicals. The results indicate the significant insertion of this artist in the musical scene of his time.