PELAS RUAS DO PASSADO: NOTAS SOBRE LUANDINO VIEIRA E ONDJAKI

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

PELAS RUAS DO PASSADO: NOTAS SOBRE LUANDINO VIEIRA E ONDJAKI

Ano: 2010 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Vera Maquêa
Autor Correspondente: V. Maquêa | [email protected]

Palavras-chave: Memória; infância; cidade; literatura angolana; José Luandino Vieira, Ondjaki.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No passado e no presente, duas vozes da Literatura Angolana se cruzam, as de Luandino Vieira e Ondjaki que podem ser tomadas como representantes de duas gerações bem distintas.. Em A cidade e a infância Luandino Vieira reedita um tempo deixado para trás, de revoltas e lutas, de utopias revolucionárias. Ondjaki em Os da minha rua reinventa uma cidade povoada de imaginação, com personagens de sua infância passeando pelas ruas atuais de Luanda. As duas narrativas se aproximam no cenário de uma cidade, reconstruindo um mundo que inspira histórias mágicas. As duas obras se tocam e se distanciam num movimento que apresenta memórias cruzadas confundindo temporalidades complexas, objetivas e subjetivadas pelas experiências da infância. Neste trabalho pretende-se discutir a perspectiva de dois livros escritos sob diferentes motivações e que guardam um diálogo silencioso entre si pela abordagem do espaço da cidade na infância transformada pela memória.



Resumo Inglês:

In the past and present, the voices of the writers Luandino Vieira and Ondjaki intersect, authors which can be considered as representatives of two distinct Angolan Literature generations. In A cidade e a infância, Luandino Vieira reedits a time left behild, of revolts, struggles and revolutionary utopias. Ondjaki in Os da minha rua recreates a city populated of imagination, with characters from his childhood walking through Luanda streets of today. Both narratives approach each other in the scene of a city, reconstructing a world that inspires magical stories. These works touch and distance themselves in a movement that presents crossed memories mixing complex temporalities, objective and subjectivized by childhood experiences. This article aims to discuss the perspective of two books written under different motivations, which keep a silent dialogue between themselves, by the space of the city approach in the childhood transformed by memory.