Pele é papel e tempo é tinta: reflexões a cerca do corpolivro no solo Como risco em papel, de Marcela Reichelt

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Pele é papel e tempo é tinta: reflexões a cerca do corpolivro no solo Como risco em papel, de Marcela Reichelt

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Anderson Luiz Do Carmo, Stephan Arnulf Baumgartel
Autor Correspondente: Anderson Luiz Do Carmo | [email protected]

Palavras-chave: Dança contemporânea, Intertextualidade, Tatuagem, Marcela Reichelt, Peter Greenaway

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo aqui apresentado trata das relações intertextuais estabelecidas no espetáculo Como risco em papel, financiado pela 13º Festival Cultura Inglesa e coreografado e dançado por Marcela Reichelt em 2009, bem como de suas principais inspirações: o filme O livro de cabeceira, do cineasta galês Peter Greenaway e o conceito de corpolivro estabelecido no filme e adotado como base para a construção de um corpo cênico. A relação entre a construção do corpo que temos/somos, a construção de um corpo para a cena e da transformação da superfície de um papel ao receber tinta são discutidas para problematizar a cena do espetáculo e as relações entre a tela do cinema, o palco ocupado pela dança e o processo de formação de subjetividades.



Resumo Inglês:

The paper presented here deals with intertextual relations established in the show Como Risco em Papel, sponsored by the 13 th English Culture Festival and choreographed and danced by Marcela Reichelt in 2009, as well as her main inspirations: the movie The Pillow Book, from the filmmaker Peter Greenaway and the concept of bodybook established in the movie and adopted as a basis for the construction of a scenic body. The relationship between the construction of the body that we have / are, the building of a body to the scene and the transformation of the surface of a paper receiving ink are discussed
to question the scene of the show and the relationship between the cinema screen, the dance stage and the process of formation of subjectivities.