Esse texto propõe relacionar o Manual da cultura popular do artista plástico Waltércio Caldas e um poema de um só verso do heterônomo pessoano Ãlvaro de Campos. O intuito é apresentar um estado de pensamento, em progresso, sobre o aparato do ordinário como destino da arte ― entendendo por ordinário a intimidade com a existência (vida ou arte), sem a prova definitiva sobre o que é existir (vida ou arte). Trata-se, portanto, de expor de um programa teórico localizado em ambos os artistas, na medida em que eles reconhecem um tipo de saber que compete à arte (literária ou plástica). A comunicação toma um poema de um só verso de Ãlvaro de o compara aos objetos de arte do Manual de Waltércio Caldas, averiguando o saber que compete à arte e, se esse saber, não aponta para a ideia de que o destino da arte é, agora, o ordinário (o excepcional do comum).
This paper intends to establish a relationship between the Manual of popular culture, by Waltércio Caldas, and an only-one verse poem, written by Ãlvaro de Campos, Pessoa's heteronym. The intention is to present a state ofthought, in progress, on the ordinary apparatus as the fate of art - understanding ordinary as an intimacy with existence (life or art) without definitive proof of what is to exist (life or art) . It aims, therefore, to expose a theoretical programfound in both artists, as they recognize a kind of knowledge that belongs to art (literary or plastic). This presentation takes an only-one verse poem , by Alvaro, and compares to the art objects from the Manuel, by Waltércio Caldas, verifyingthe knowledge that belongs to art and if this knowledge does not point to the idea that the fate of the art is now the ordinary (the common as exceptional).