Pelo caminho do jabuti e do veado: memórias em pelejas na Amazônia Marajoara

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ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

Pelo caminho do jabuti e do veado: memórias em pelejas na Amazônia Marajoara

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 6
Autores: Joel Pantoja da Silva, Agenor Sarraf Pacheco, Ivânia dos Santos Neves
Autor Correspondente: Joel Pantoja da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Prática docente, Narrativas Orais, Discursos, Memórias em peleja.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata da persistência de uma memória discursiva Tupi presente na cosmologia de
comunidades que constituem o roteiro Tajapuru, no município de Melgaço-Pa, na Amazônia
Marajoara, em peleja com códigos de narratividade letradas coloniais. Objetiva discutir o poder dessa
memória como lugar de reafirmação de experiências históricas entre o passado e o presente. A partir
da narrativa oral “A Esperteza do Jabuti” (CORRÊA, 2010), captada em trabalho escolar, sob a
orientação da Análise do Discurso, dialogamos com as categorias memória discursiva (COURTINE,
1981); memória coletiva (HALBWACHS, 2006); regularidades e dispersões (FOUCAULT, 1897) e
cronotopo (BAKHTIN, 1998). Os resultados revelam representações da cultura Tupi nas simbioses
entre o universo natural e cultural regional. Igualmente, nas apropriações que fazem de códigos e
suportes materiais da cultura letrada eurocêntrica, reafirmando cosmologias, saberes, fazeres e agires.
Finalmente, o poder dessa memória Tupi expõe as lutas culturais entre tradições orais e letradas em
continuas relações de força, reveladas em negociações, perdas e incorporações.



Resumo Inglês:

The article deals with the persistence of a discursive memory present in Tupi
cosmology communities that make up the script Tajapuruin the city of Pa-Melgaço, Amazon
Marajoara, in battle with colonial literate narrative codes. This paper aims to discuss the power of this
memory as a place of reassurance of historical experiences of past and present. From the oral narrative
“A Esperteza do Jabuti” (The smartness of Tortoise) (CORRÊA, 2010), captured in schoolwork. The
theoretical approach is made from the guidance of Discourse Analysis. It dialogues with discursive
memory categories (COURTINE, 1981); collective memory (HALBWACHS, 2006); regularities and
dispersions (FOUCAULT, 1897) and chronotope (BAKHTIN, 1998). The results reveal
representations of culture in Tupi symbiosis among the natural and cultural universe of the region.
Also, in the appropriations that make codes and material supports the Eurocentric literary culture,
reaffirming cosmologies, knowledge, and act doings. Finally, the power of this memory Tupi exposes
the cultural struggles between oral and literate traditions in continuous balance of power in
negotiations revealed, losses, and mergers.