PENSANDO COM AS FLORESTAS: UMA EXPOSIÇÃO DE QUESTÕES DO ANTROPOMORFISMO À LUZ DAS PALAVRAS DO XAMÃ DAVI KOPENAWA

Vivência: Revista de Antropologia

Endereço:
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Site: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2238-6009
Editor Chefe: Julie Antoinette Cavignac
Início Publicação: 07/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

PENSANDO COM AS FLORESTAS: UMA EXPOSIÇÃO DE QUESTÕES DO ANTROPOMORFISMO À LUZ DAS PALAVRAS DO XAMÃ DAVI KOPENAWA

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 54
Autores: P. P. V. Vaz
Autor Correspondente: P. P. V. Vaz | [email protected]

Palavras-chave: Xamanismo, Antropomorfismo, Florestas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão junto às palavras do xamã yanomami Davi Kopenawa, contidas na obra A queda do céu. O texto em questão foi construído mediante o trabalho conjunto do antropólogo francês Bruce Albert e o xamã yanomami Davi Kopenawa. Esta pesquisa busca cooperar na exposição das consequências que esse trabalho “a quatro mãos” vem causando à teoria antropológica, principalmente aquela ligada ao xamanismo. A frase de Davi Kopenawa “a floresta é inteligente, ela tem um pensamento” será o centro de irradiação deste artigo, e se buscará friccioná-la com diferentes textos antropológicos contemporâneos, para que caminhos e desvios surjam e para que as faíscas desses encontros sejam expostas.



Resumo Inglês:

This article aims to engage a reflection regarding the words of the yanomami shaman, Davi Kopenawa, contained in the book The falling sky. The book in question was a result of a joint work between the French anthropologist Bruce Albert and the yanomami Shaman Davi Kopenawa, and this research seeks to cooperate in exposing the consequences that this "four hands" work has been causing to anthropological theory, and especially to the anthropological theory linked to shamanism. David Kopenawa sentence "the forest is intelligent, it has a thought" will be the point of dissemination of this article, and we will try to friction this sentence with different contemporary anthropological texts so that paths and deviations arise, and sparks are exposed.