PENSANDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ESTÉTICA POSITIVISTA NA POÉTICA DE GENERINO DOS SANTOS

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

PENSANDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ESTÉTICA POSITIVISTA NA POÉTICA DE GENERINO DOS SANTOS

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Isabela Melim Borges
Autor Correspondente: Isabela Melim Borges | [email protected]

Palavras-chave: Estética positivista; poesia; história literária; Generino dos Santos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo trazer e discutir algumas produções poéticas de Generino dos Santos (1849- 1877) sob a ótica da filosofia positivista proposta por Auguste Comte, da qual foi seguidor confesso. Entretanto, inserida na imensa obra filosófica e política que Comte deixa de legado para toda uma civilização, estava a sua estética, ou: Aptitude Esthétique du Positivisme. É a partir desses pensamentos do filósofo francês que discutirei alguns poemas do escritor citado. Para tal, considero uma produção dividida entre eclética e plural: a primeira, sumariamente, seria a submissão da escrita poética à diversidade literária daquele período, sem que o literário assumisse de fato a primazia, sem que fosse ele o condutor dessa incorporação da diversidade de temas, de vocabulários e até de conceitos (filosófico e científicos). Por pluralidade, ao contrário,  entendo justamente a submissão dessa diversidade de elementos não-literários ao literário, de modo que todo elemento extra-literário, quando trazido ao plano literário passa a funcionar diversamente do que faz quando se encontra em seu contexto original.



Resumo Inglês:

This  paper  aims  to  bring  and  discuss  some  poetic  productions  of  Generino  dos Santos  (1849-1877)  from  the  perspective  of  the  positivist  philosophy  proposed  by  Auguste Comte,  that  this  poet  was  a  confessing  follower.  However,  embedded  in  the  immense philosophical  and  political  work  that  Comte  leaves  behind  for  a  whole  civilization  was  its aesthetics,   or: Aptitude   Esthétique   du   Positivisme.   By   these   thoughts   of   the   French philosopher, I will discuss some poems of that poet. For this, I consider a production shared between eclectic and plural: the first, summarily, would be the submission of poetic writing to the literary diversity of that period, without the literary actually assuming the primacy, without it being the conductor of this incorporation of the themes’ diversity, of vocabularies and even of concepts  (philosophical  and  scientific).  By  plurality,  on  the  contrary,  I  mean  precisely  the submission of this diversity of non-literary elements to the literary, so that every extra-literary element, when brought to the literary plane, functions differently  than it does when it  is  in  its original context.