Este artigo trata de alguns problemas composicionais musicais que têm insistido em atuar na prática composicional do autor e que se destacam devido aos seus modos de funcionamento no escoar contínuo de um fluxo temporal. Os problemas abordados foram levantados a partir de observações e reflexões de um pesquisador acerca de sua própria prática como compositor, mas não deixaram de ser trabalhados e verificados em variados contextos e situações que apontam para singulares modos de resolução dos problemas. Assim, através da análise de peças de diferentes compositores em contraponto com as composições do próprio pesquisador, o artigo contribui para se pensar a abordagem de alguns problemas composicionais em função de transformações plásticas dos objetos e texturas musicais em suas relações com o tempo, tido tanto como escoamento de um fluxo quanto como acontecimento.
This paper will discuss some problems in musical composition that trouble the compositional practice of the author, and that stand out due to its operating modes in the continuity of a temporal flow. The problems were raised from some observations and reflections made by a researcher about his own practice as a composer, but they also were explored and questioned in several contexts that point to singular compositional ideas. Thus, through analysis of pieces of different composers in contrast with the researcher’s compositions, this paper contributes to thinking about some compositional problems such like the function of plastic transformations of objects and musical textures in their relations with time, seen both as flow and as an event.