O presente trabalho procura apresentar, a partir da crÃtica empreendida à s filosofias do cogito, no sentido preciso que Ricoeur buscou explicitar em seus escritos, algumas considerações que possibilitam estruturar o arcabouço teórico que fundamenta o modo ricoeuriano de pensar. Além disso, o que se pretende é apontar os pressupostos que possibilitam o estabelecimento da fenomenologia hermenêutica do si, que, ao contrário das filosofias do cogito, não é caracterizada pelo primado do eu ou de sua pretensão de autofundação, mas do resultado da interpretação sempre constante e aberta dos signos, dos sÃmbolos e dos textos.
This paper intends to present, from the taken criticism to the philosophies of the cogito, in the precise sense that Ricoeur sought to clarify in his writings, some considerations that enable to structure the theoretical basis that underlies the ricoeurian way of thinking. Furthermore, the intention is to point out the assumptions that allow the establishment of hermeneutic phenomenology of the self, which, unlike the cogito philosophies, it is not characterized by the primacy of self or of its auto foundation pretension, but the result of interpretation always constant and open of the signs, symbols and texts.