A partir do ponto de vista da criação artística, desenvolveu-se uma pesquisa sobre modos de operar a criação cênica, tendo como base conceitual a teoria da montagem cinematográfica. Partiu-se das definições extraídas da linguagem cinematográfica contidas na teoria da montagem soviética, sistematizada como modo de articulação da matéria fílmica pelos cineastas russos, no início do século XX. Trata também da influência da escola americana na formação do conceito soviético, uma vez que a primeira definição do termo montagem foi construída na pratica cinematográfica de D. W. Griffith. Apresenta-se o tema em suas relações com a sociedade russa e as incursões artísticas que influenciaram sua constituição como conceito artístico, evidenciando a relação entre Griffith, Eisenstein e Meyerhold. Destaca-se, a influência da biomecânica no conceito de montagem, o antinaturalismo da teoria eisensteniana e as diferenças entre o método de montar de Eisenstein e de Griffith.
From the artistic point of view, the possibility of operating the scenic creation was developed, based on the conception of the cinematographic theory. We started with the definitions extracted from the cinematographic language contained in the theory of the Soviet assembly, systematized as a mode of articulation of the filmic matter by the Soviet Russian filmmakers, in the beginning of century XX. It also deals with the influence of the American school in the formation of the Soviet concept, since the first definition of the term montage was constructed in the cinematographic practice of D. W. Griffith. The subject is presented in his relations with Russian society and the artistic incursions that influenced his constitution as an artistic concept, evidencing the relation between Griffith, Eisenstein and Meyerhold. It is worth mentioning an influence of biomechanics on the concept of assembly, the antinaturalism of the Eisenstenian theory and how the differences between the Eisenstein and Griffith assembly method.