Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda

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ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 23
Autores: G. Kuhnen, C. T. dos Santos
Autor Correspondente: G. Kuhnen | [email protected]

Palavras-chave: Ilustração de moda, leitura de imagens, ferramentas de design.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No universo da Moda, as ilustrações são importantes ferramentas para divulgação de produtos ou de marcas e os croquis ou desenhos de moda, estão presentes na forma de projetos e são o início da elaboração do produto em si. Na criação das ilustrações ou croquis, os elementos gráfico visuais como o ponto, a linha, a mancha e o plano são a base para a representação de figuras que delineiam este universo. Neste sentido, a expressividade e a percepção, se dão  tanto através dos aspectos estético-formais, quanto dos simbólicos, que organizados de certa maneira, tornam-se bastante relevantes, já que tem como objetivo principal, divulgar uma ideia ou conceito e estabelecer um impacto sobre o espectador. Para tanto, o presente artigo faz uma síntese sobre os conceitos da sintaxe visual, elementos estético-formais, associações simbólicas e busca aplicar essa teoria na leitura de uma ilustração de Laura Laine, aperfeiçoando o entendimento sobre a imagem a qual se refere e fazendo analogias desta imagem com outras a que faz menção.



Resumo Inglês:

In the fashion universe, illustrations are very important to publicize products or brands and the fashion illustrations are the beginning to building a product. In the fashion illustration, the graphic elements as dot, line, surfaces and blots are the basis to represent the figures from this universe. In this sense, expressivity and perception occur both through the aesthetic and formal aspects, as well as the symbolic ones, which are organized in a certain way, become quite relevant, since its main objective is to promote an idea or concept and to establish an impact On the viewer. For this, the present article makes a synthesis on the concepts of visual syntax, aesthetic - formal elements and symbolic associations and seeks to apply this theory in the reading of an illustration by Laura Laine, perfecting the understanding about the image to which it refers and making analogies Of this image with others it mentions. This article aims to present na analysis of the early stages of the product development process in fashion and clothing, seeking to outline how the information is used by the designer, as a professional responsible for creating. With the lócus of Recife city, Brazil, and as an object of research in creative companies of Fashion Design.