PERCEPÇÃO MATERNA ACERCA DO DISTÚRBIO NUTRICIONAL DO FILHO: UM ESTUDO COMPREENSIVO

Reme-Revista Mineira de Enfermagem

Endereço:
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Escola de Enfermagem - Sala 104, Bloco Norte
Belo Horizonte / MG
30130-100
Site: http://www.enf.ufmg.br
Telefone: (31)3409-9876
ISSN: 1415-2762
Editor Chefe: Adelaide de Mattia Rocha
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Enfermagem

PERCEPÇÃO MATERNA ACERCA DO DISTÚRBIO NUTRICIONAL DO FILHO: UM ESTUDO COMPREENSIVO

Ano: 2011 | Volume: 15 | Número: 4
Autores: Débora Arreguy Silva, Gisele Nepomuceno de Andrade, Fabrícia Marques Ribeiro Ferreira, Elffie de Andrade, Anézia Moreira Faria Madeira
Autor Correspondente: Débora Arreguy Silva | [email protected]

Palavras-chave: Cuidado da Criança, Criança, Desnutrição Infantil, Obesidade, Atendimento de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender o significado, para as mães, de ter um filho com distúrbio nutricional. Como trajetória metodológica, utilizamos a fenomenologia, que, como um caminho, nos permitiu apreender a essência do fenômeno com base nos discursos de 16 mães. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista direcionada às mães/responsáveis pelas crianças, guiada pela pergunta: Conta para nós o que é, para você, ter um filho com problema de peso. Os discursos das mães permitiram construir quatro categorias de análise: Atenção à alimentação do filho; Comparando o filho com outras crianças; Preocupação com o peso do filho; e Apoio do profissional de saúde. Acredita-se que esta pesquisa possa auxiliar a organização do serviço de acompanhamento de crianças com agravos nutricionais, de forma a subsidiar uma proposta educativa e contribuir para o atendimento adequado e humanizado, enfocando sentimentos das mães em ter um filho com distúrbio nutricional.