Perder el objeto y ganar el proceso: el pensamiento filosófico de Jesús Martín Barbero en la comunicación y la cultura

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Perder el objeto y ganar el proceso: el pensamiento filosófico de Jesús Martín Barbero en la comunicación y la cultura

Ano: 2018 | Volume: 0 | Número: 43
Autores: Amparo Marroquín Parducci
Autor Correspondente: Amparo Marroquín Parducci | [email protected]

Palavras-chave: Jesús Martín Barbero, Comunicación, Cultura, Filosofía, Cultura popular.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo traça o pensamento filosófico que moldou a análise de Jesus Martín Barbero sobre comunicação e cultura. Em suas contribuições, é possível encontrar vestígios de uma filosofia que pensa na modernidade, desde a cultura popular e as mediações produzidas pela cultura massiva. Este texto propõe cinco deslocamentos fundamentais do pensamento acadêmico de sua época: o dialógico, o descolonizador, o disciplinar, o metodológico e o ontológico. Sua formação em filosofia, que começa em Ávila e continua na Universidade de Lovaina, lhe dá outra visão sobre as perguntas que haviam sido feitas na América Latina.



Resumo Inglês:

This article traces the philosophical thought that shaped Jesús Martín Barbero’s analysis about communication and culture. In his contributions, it is possible to find vestiges of a philosophy that addresses modernity, from the popular culture and the mediations produced by the massive culture. This text points out five key displacements of the academic thought of his time: the dialogical, the decolonizing, the disciplinary, the methodological and the ontological. With his degree in Philosophy that started in Ávila and continued at the University of Louvain he was allowed to have a new vision at the questions that were made in Latin America.



Resumo Espanhol:

Este artículo indaga el pensamiento filosófico que configuró el análisis de Jesús Martín Barbero sobre la comunicación y la cultura. En sus aportes, es posible encontrar rastros de una filosofía que piensa en la modernidad, pero desde la cultura popular y desde las mediaciones que produce la cultura masiva. El presente texto propone cinco desplazamientos claves del pensamiento académico de la época: el dialógico, el decolonizador, el disciplinario, el metodológico y el ontológico. Su formación en filosofía, que inicia en Ávila y continúa en la Universidad de Lovaina, le da otra visión de las preguntas que se habían realizado en América Latina.