Perfil do gestor do século XXI: competências para a gestão inovadora de escolas particulares

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Perfil do gestor do século XXI: competências para a gestão inovadora de escolas particulares

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Louise Quadros da Silva, Aureo Kerbes, Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung
Autor Correspondente: Louise Quadros da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Perfil do gestor no século XXI, Competências, Escola Particular, Gestão escolar inovadora

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo se refere ao perfil de gestores em escolas particulares de Educação Básica no século XXI. Com o objetivo de verificar as competências necessárias para o gestor de escola particular deste século, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos, dissertações, teses e livros. Como principal resultado apontam-se para o gestor como profissional flexível e atento às mudanças sociais. Além disso, encontraram-se oito competências necessárias para um bom gestor do século XXI, a saber: a) Professor; b) Político; c) Inovador e empreendedor; d) Coordenador do trabalho pedagógico; e) Administrador material da escola; f ) Planejamento estratégico; g) Liderança; e h) Personalidade segura, flexível e aberta ao diálogo. Concluí-se que a principal característica necessária ao gestor de escola particular no século XXI que busca um trabalho inovador, consiste na flexibilidade para saber lidar com as diversidades que surgem em meio a sua jornada.



Resumo Espanhol:

Este estudio se refiere al perfil de gestores en escuelas particulares de Educación Básica en el siglo XXI. Con el objetivo de verificar las competencias necesarias al gestor de escuela particular de este siglo, se realizó una investigación bibliográfica a partir de artículos, tesis de magíster y de doctorado, y libros. Como principal resultado se destaca al gestor como profesional flexible y atento a los cam-bios sociales. Además, se encontraron ocho competencias necesarias a un buen gestor del siglo XXI, a saber: a) Profesor; b) Político; c) Innovador y emprendedor; d) Coordinador del trabajo pedagógico; e) Administrador material de la escuela; f ) Planeamiento estratégico; g) Liderazgo; y h) Personalidad segura, flexible y abierta al diálogo. Se concluyó que la principal característica necesaria al gestor de escuela particular en el siglo XXI que busca un trabajo innovador, consiste en la flexibilidad para saber manejar las diversidades que surgen en medio a su jornada.