Propomos pensar a arte da performance e a educação como analisadores de práticas cotidianas. Utilizamos um processo performático intitulado Cariogamia e o risco do aborto, em duas intervenções urbanas: Campinas (SP) e São Paulo (SP) em 2012 e 2013. Tais performances atuaram em uma função-educador com potências mobilizadoras do cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente e ao inesperado que produzem variações em signos pré-definidos pela cultura. Os processos de subjetivações trazem a urgência de abrirem-se, nesse plano de risco, ao novo e à invenção.
We propose thinking about performance art and education as analyzers everyday practices. We use a performance process called Cariogamia and the risk of abortion, in two urban interventions: Campinas (SP) and São Paulo (SP), 2012 e 2013. Such performances acted in a function-educator with mobilizing powers of the everyday while pre-established ways of life. Education and performance are close to being configured as practice trials bound to the present time and the unexpected that produce variations in pre-defined signs by the culture. The processes of subjectivation bring the urgency to open up, in this risk level, to the new and to the invention.