O presente texto foi escrito sob o efeito de propostas de exercícios de escrita e escuta, e a partir da reverberação de apontamentos e reflexões ocorridas durante e após a oficina Laboratório Imersivo - Projeto TUBO DE ENSAIO, por mim conduzida em parceria com Andrea Bardawil, no SESC-Cacupé, em Florianópolis, em 2015. A oficina integrou as atividades do Projeto TUBO DE ENSAIO - Composição [Interseções + Intervenções], coordenado por Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres. Deste modo, este texto desdobra reflexões de um texto homônimo, publicado no livro Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (2016), investigando algumas de suas perguntas e indicando outras reverberações de experiências, as quais atravessam meus processos enquanto artista, professora e pesquisadora. As anotações propõem diálogos com George Brecht, Yoko Ono, John Cage, Jorge Larrosa, Thierry Davila, Maurice Blanchot, David Le Breton, entre outros autores.
El presente texto fue escrito bajo el efecto de propuestas de ejercicios de escritura y escucha, y a partir de la reverberación de apuntes y reflexiones ocurridas durante y después del taller Laboratório Imersivo - Projeto TUBO DE ENSAIO, por mí conducido con Andrea Bardawil, en Florianópolis, en SESC - Cacupé, en 2015. El taller integró las actividades del Projeto TUBO DE ENSAIO-Composição [Interseções + Intervenções], coordinado por Sandra Meyer, Jussara Xavier y Vera Torres. De este modo, este texto desdobla reflexiones de un texto homónimo, publicado en el libro Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (2016), in vestigando algunas de sus preguntas e indicando otras reverberaciones de experiencias, las cuales intersectan mis procesos como artista, profesora e investigadora. Las anotaciones proponen diálogos con George Brecht, Yoko Ono, John Cage, Jorge Larrosa, Thierry Davila, Maurice Blanchot, David LeBreton, y otros autores.