A PERSONIFICAÇÃO DO CONFLITO EM ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981), DE LEON HIRSZMAN

Uningá Review

Endereço:
Rodovia PR-317 - 6114 - Parque Industrial 200
Maringá / PR
87035510
Site: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/about
Telefone: (44) 3033-5009
ISSN: 2178-2571
Editor Chefe: Isaac Romani
Início Publicação: 01/01/2010
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Multidisciplinar

A PERSONIFICAÇÃO DO CONFLITO EM ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981), DE LEON HIRSZMAN

Ano: 2021 | Volume: 36 | Número: Não se aplica
Autores: Brener Neves Silva
Autor Correspondente: Brener Neves Silva | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, conflito, personagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O final da década de 1980 no Brasil é marcado por um período pré-democrático repleto de diversos conflitos sociais e greves de trabalhadores, temática que reverberou no cinema e no audiovisual. É necessário compreender determinadas produções desse período, como o filme Eles Não Usam BlackTie (1981), de Leon Hirszman, principalmente na relação que os personagens podem vir a estabelecer com os espectadores. O objetivo deste artigo é refletir de que forma o conflito real vivenciado pela classe trabalhadora naquela época se traspôs para os personagens no filme de Hirszman e, para isso, utiliza-se como referência as reflexões de José Carlos Avellar a partir do livro Pai país, mãe pátria. Para essa discussão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes foram trabalhos científicos publicados em revistas nacionais. Na análise do filme, é possível observar que os personagens representam, de alguma maneira, questões sociopolíticas dos operários na confusa reorganização social pré-democrática brasileira em um processo de personificação do conflito, que transforma o conflito concreto em características e traços de personagens e relações entre eles. Portanto, destacase a importância de expandir os estudos sobre filmes brasileiros e a personificação de conflitos em tramas audiovisuais.



Resumo Inglês:

The end of the 1980s in Brazil is marked by a pre-democratic period full of various social conflicts and  workers'  strikes,  a  theme  that  reverberated  in  cinema  and  audiovisual.  It  is  necessary  to understand specific productions from this period, such as thefilm Eles Não Usam Black-Tie(1981), by Leon Hirszman, mainly in the relationship that the characters may establish with the viewers. The purpose of this article is to reflect on how the real conflict experienced by the working class at that time  was  translated  into  the  characters  in  Hirszman's  film  and,  for  that,  José  Carlos  Avellar's reflections from the book Pai país, mãe pátria. For this discussion, bibliographic research was carried out, whose sources were scientific works published in national magazines. In the analysis of the film, it  is  possible  to  observe  that  the  characters  represent,  in  some  way,  socio-political  issues  of  the workers in the confused pre-democratic Brazilian social reorganization in a process of personification of the conflict, which transforms the concrete conflict into characteristics and traits of characters and relationships between them. Therefore, the importance of expanding studies on Brazilian films and the personification of conflicts in audiovisual plots is highlighted.