A perspectiva hedonista do elemento femme fatale: a contribuição da visualidade na construção da personagem Nelly Borden em Milano Calibro 9

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

A perspectiva hedonista do elemento femme fatale: a contribuição da visualidade na construção da personagem Nelly Borden em Milano Calibro 9

Ano: 2021 | Volume: 0 | Número: 52
Autores: Alexandre Rossato Augusti, Gilka Padilha de Vargas
Autor Correspondente: Alexandre Rossato Augusti | [email protected]

Palavras-chave: Análise fílmica, Cinema noir italiano, Direção de arte, Femme fatale, Hedonismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho objetiva, a partir da análise do filme Milano Calibro 9, abordar a perspectiva hedonista do cinema noir italiano. Elegese o elemento femme fatale como foco central de observação. Observa-se, prioritariamente, a visualidade da obra, buscandose regularmente os elementos concretos e visíveis de trabalho da direção de arte. A análise é conduzida por uma construção metodológica compreendida a partir de alguns pressupostos da Análise Fílmica, destacando-se, para tal, os autores Jacques Aumont e Michel Marie, e, Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e também da proposição metodológica de Diane Rose. A pesquisa permite apontar e refletir sobre o modo como a femme fatale, em seu potencial hedonista, direciona as demais personagens e funciona como elemento fundamental para a condução da narrativa.



Resumo Inglês:

This work aims, from the analysis of the movie Milano calibro 9, address the hedonistic perspective of Italian film noir. The element femme fatale is chosen as the central focus of observation. Priority is given to the visuality of the work, seeking more regularly the concrete and visible elements of art direction work. The analysis is conducted by a methodological construction understood from some assumptions of film analysis, highlighting the authors Jacques Aumont & Michel Marie, Francis Vanoye & Anne Goliot-Lété, and the methodological proposition of Diane Rose . This research allows us to point out and reflect on how the femme fatale, in its hedonistic potential, directs the other characters and works as a fundamental element for the conduction of the narrative.