Analisando o desenvolvimento do locus pneumatológico de dois pentecostais (Antônio Gilberto e Mark McLean) em dois momentos tripartidos, este artigo intenta apresentar a inexorabilidade da condição histórica no fazer teológico. Primeiro, os pressupostos epistemológicos (hermenêutico-metodológicos) serão analisados. Em segundo lugar, não independentemente do ponto anterior, serão ressaltados alguns dos pressupostos teológicos que orientam esses mesmos desenvolvimentos teológicos e, especificamente, essas pneumatologias. Como terceiro momento, as consequências teológicas internas dessas posições analisadas até aqui serão examinadas, enfatizando as discrepâncias entre os autores, mesmo que reivindiquem uma “revelação divina” sobrenatural como fonte. Seguindo a análise desses teólogos, este artigo chama a atenção para o que poderiam ser prolegômenos indispensáveis para um desenvolvimento pneumatológico (e teológico como um todo) a partir da condição plural contemporânea, ressaltando as novas consequências a partir de uma postura hermenêutica do fazer teológico.
Analyzing the pneumatologic locus’ development of two Pentecostals (Antônio Gilberto and Mark McLean) in two tripartite moments, this article intends to present the inexorability of the historical condition in the theological study. First, the epistemological (hermeneutic-methodological) presuppositions will be analyzed. In second place, not independent from the preceding point, some theological presuppositions that guide these very theological developments, but, specifically, these pneumatological ones, will be highlighted. As a third moment, the internal theological consequences of the positions analyzed until now will be examined, emphasizing the discrepancy between the authors, even though claiming a supernatural “divine revelation” as source. Following the analysis of these theologians, this article focus on what could be indispensable prolegomena for a pneumatological (and theological as a whole) development from the contemporary plural condition, emphasizing the new consequences from a hermeneutical posture of the theological doing.