Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Jéssica de Almeida
Autor Correspondente: Jéssica de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: biografia músico-educativa, pesquisa-formação, movimento (auto)biográfico, educação musical-brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  ensaístico  tem  o  objetivo  de  refletir  sobre  perspectivas  da  pesquisa  (auto)biográfica  atravessadas  por  estu-dos por mim realizados nos últimos anos, através  de  um  exercício  metanarrativo.  Nesse esforço, realizo contrapontos en-tre   produções   (auto)biográficas,   seus   fundamentos  teórico-metodológicos  e  recentes  ponderações  epistemológicas  possibilitadas   pelo   Movimento   (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil. Especificamente, percorro alguns funda-mentos da pesquisa-formação e da bio-grafia educativa, bem como, percepções advindas  de  pesquisas  realizadas  com  essas  bases  e  de  leituras  recentes  que,  além de atualizarem a compreensão so-bre formação e pesquisa científica, fun-damentam  um  campo  epistemológico  potente  para  pensarmos,  também,  sen-tidos  para  a  própria  música.  Com  isso,  almejo  avançar  na  compreensão  sobre  o lugar da música na pesquisa (auto)bio-gráfica  e  as  potências  desta  última  para  pensarmos  a  formação  humana  com  e  através da música.



Resumo Inglês:

This  essay  article  has  the  goal  to  reflect  about    the    (auto)biographical    resear-ch  perspective  crossed  by  studies  I  have  been   making   through   a   metanarrative   exercise  over  the  last  years.  In  this  en-deavor,  I  make  antithesis  among  (auto)biographical  productions,  their  theore-tical-methodological    foundations    and    recent  epistemological  ponderings  ena-bled  by  Movimento  (Auto)biográfico  da  Educação Musical no Brasil. Specifically, I go through some foundations on the trai-ning research and educational biography, as  well  as  concepts  arising  from  the  re-searches  made  on  these  cores  and  from  recent readings that in addition to update the  comprehension  about  the  develop-ment  and  scientific  research,  it  substan-tiates in a powerful epistemological field so we can also think of music as its own senses.  Thereby,  I  crave  on  advancing  in  the comprehension about the music pla-ce  in  the  research  on  (auto)biographical  and  the  potency  of  this  last  one  so  that  we can think of the human development with and through the music.