Este ensaio teórico explora a experiência e o posicionamento de jogadores dentro do mundo do jogo a partir de uma perspectiva interna, buscando compreender as condições de uma situação de gameplay como um "eu-avatar". Analisa aspectos do mundo, jogador e avatar do game The Vanishing of Ethan Carter a fim de ilustrar e dar suporte aos seus argumentos teóricos sobre o processo de produção de significados em relação ao posicionamento interno do eu-avatar no jogo. Contextualiza conceitos existencialistas relacionados à situação de vida desenvolvidos por Jean-Paul Sartre, como má-fé e espírito de seriedade, à situação de gameplay, ao refletir teoricamente sobre a relação entre ser, jogador e avatar no jogo através da interseção da Filosofia e dos Estudos de Jogos. Propõe que a produção de significado e a interpretação da experiência individual dos jogadores ocorrem na interconexão entre múltiplas perspectivas, proporcionadas pela complexidade do posicionamento do jogador em relação ao jogo, ao avatar e ao mundo do jogo. Defende que a perspectiva do jogador e o posicionamento no jogo não podem ser experimentados separadamente do avatar, já que o eu-avatar é um ser emergente situado dentro do mundo do jogo que consiste tanto na existência e nos atos intencionais do jogador, assim como nas características do avatar.
This theoretical essay explores the players experience and situatedness within the game world from an internal perspective, seeking to understand the conditions of a gameplay situation as a "self-avatar". It analyzes the aspects of the gameworld, the player, and the avatar of The Vanishing of Ethan Carter to illustrate and to support its arguments about the meaning-making process forward the self-avatar in-game situatedness. It contextualizes existentialist concepts referring to life situation developed by Jean-Paul Sartre, such as bad faith and spirit of seriousness, in the gameplay situation, reflecting theoretically on the in-game relationship between being, player, and avatar through the intersection of philosophy and games studies. It proposes that the production of meaning and players interpretation of their individual experience occur due to the interplay between multiple perspectives, opened by the complexity of the player’s situatedness towards the game, the avatar, and the gameworld. It endorses that the player’s perspective and situatedness within the gameworld cannot be experienced separately from the avatar, since the self-avatar is an emergent being situated within the gameworld consisting both of the player’s existence and intentional acts, as well as the features of the avatar.