A proposta deste artigo é analisar a tensão entre o processo de construção dos significados de um filme com temática histórica, envolvendo suas distintas fases que incluem a pesquisa e a roteirização que antecedem sua formatação final. O objetivo consiste em demonstrar que um diálogo é, então, estabelecido com determinadas memó- rias. Nesse sentido, sustento que filmes históricos são ficções documentadas, pois são criações ficcionais pautadas por documentação histórica. No caso de Villa-Lobos, uma vida de paixão (Zelito Vianna), a opção pelo viés onÃrico e mitológico da figura do compositor não é fruto da mera imaginação do cineasta e roteirista, mas resultado da confrontação com as tensões das memórias construÃdas sobre o personagem.
This article aims at discussing the tension between meaning construction in historical films taking into account its different phases, which include research and script writing previously to its final formatting. This discussion shall demonstrate that a dialogue is established with a number of memories. In this sense, I propose that historical movies are documented fictions, as they are fictional creations based on historical documentation. In the case of Villa-Lobos, uma vida de paixão (VillaLobos, a life of passion, by Zelito Vianna), the choice of a dreamlike and mythological perspective was not dictated only by the filmmaker and scrip writer’s imagination, but stems from a confrontation with tensions in the memories constructed about the title character.