Phenomenalism in Epistemology and Physicalism in Aesthetics

Principia

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ISSN: 1808-1711
Editor Chefe: Luiz Henrique Araújo Dutra
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

Phenomenalism in Epistemology and Physicalism in Aesthetics

Ano: 2011 | Volume: 15 | Número: 3
Autores: Jacques Morizot
Autor Correspondente: Morizot, J. | [email protected]

Palavras-chave: Fenomenalismo, fisicalismo, epistemologia, estética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ponto de partida deste artigo é a observação intrigante de que Goodman defendeu um ponto de vista fenomenalista em suas obras epistemológicas, e fenomenalista em suas obras sobre estética. Na verdade, seria certamente mais preciso dizer que seu foco era antifisicalista em epistemologia e antifenomenalista na estética. De qualquer maneira, a maioria dos interpretadores teria, espontaneamente, esperado a escolha oposta, de fato mais consistente com as posições tomadas pelos representantes dessas áreas. Contudo, a estratégia de Goodman não é arbitrária, tendo raízes profundas no contexto geral da filosofia no século XX e, em compensação, contribui para esclareces algumas de suas características e motivação.



Resumo Inglês:

The starting point of this paper is the intriguing observation that Goodman has defended a phenomenalist point of view in his epistemological works and a physicalist one in aesthetics. In fact, it would certainly be more accurate to say that his focus was anti-physicalist in epistemology and anti phenomenalist in aesthetics. In any case a majority of interpreters would spontaneously have waited for a diametrically opposite choice, more consistent indeed with the positions taken by the representatives in these fields. Yet Goodman’s strategy is not arbitrary, it has deep roots in the general context of the philosophy in the twentieth century and in return contributes to clarify some of its features and motivation.