Os movimentos de um pianista são fundamentais para a produção dos sons musicais e os movimentos expressivos do tronco e dos braços que comunicam as informações estruturais e emocionais da música, tornando válio para essa revisão examinar o movimento da parte superior do corpo no processo de desempenho em combinação com os fatores importantes na aquisição de habilidades. A técnica de apoio subjacente deve ser eficiente com o uso econômico da musculatura, usando segmentos do corpo de acordo com seu design e potencial de movimento com os segmentos do braço mecanicamente ligados para produzir movimento coordenado e fluente. Duas ações fisiológica e pianisticamente importantes propostas pelos primeiros cientistas da música envolvem soltar a mão dos ombros para as teclas através de uma ação ondulatória, com as articulações ativadas sequencialmente, e rotação do antebraço para posicionar os dedos para a tecla, uma ação seguida de cotovelo e braço girando na direção oposta. Ambas as ações poupam os músculos do antebraço, gerando a energia necessária nos principais músculos do ombro. A mão na posição de jogar tem uma palma curva através da ação das articulações metacárpicas (dedos) e dedos curvos. A postura de palma e dedo controla a qualidade do som para uma articulação de legato mais suave, e para um desempenho eficaz, os antebraços devem se inclinar em direção ao teclado. A técnica deve ser automática através da prática sistemática que desenvolve as habilidades motoras para um toque proficiente, com a duração moderada da prática para reduzir o risco de causar lesões através do uso excessivo dos músculos do antebraço. Padrões de movimentos eficientes e relaxamento muscular estratégico, que resultam em movimentos mais rápidos, são realizados apenas por meio de treinamento extensivo. Os movimentos constantes da cabeça e do tronco e o movimento fluído do braço com movimentos manuais frequentes e movimentos rotacionais do cotovelo, embora gerados na produção da técnica de toque, ressoam com os membros da plateia que os percebem como expressivos, criando neles um empatia com a música. . Propõe-se que os estudantes de música sejam treinados nos aspectos mecânicos do uso da parte superior do corpo na técnica do brincar, e pratiquem estratégias, com pedagogia especializada para que crianças desenvolvam habilidades motoras para brincar eficientemente e métodos de treinamento que promovam uma apreciação dos aspectos comunicativos na performance musical.
A pianist’s movements are fundamental to music-making by producing the musical sounds and the expressive movements of the trunk and arms which communicate the music’s structural and emotional information making it valuable for this review to examine upper-body movement in the performance process in combination with the factors important in skill acquisition. The underpinning playing technique must be efficient with economic muscle use by using body segments according to their design and movement potential with the arm segments mechanically linked to produce coordinated and fluent movement. Two physiologically and pianistically important actions proposed by early music scientists to deliver the keystroke involve dropping the hand from the shoulders towards the keys via a wave action with the joints activated sequentially, and forearm rotation to position the fingers for the keystroke, an action followed by the elbow/upper-arm rotating in the opposite direction. Both actions spare the forearm muscles by generating the energy needed in the larger shoulder muscles. The hand in the playing position has a curved palm through action of the metacarpal (knuckle) joints and curved fingers. Palm/finger posture controls sound quality from loud, high tempo sounds to a more mellow legato articulation, and to perform effectively the forearms should slope down towards the keyboard. The technique must be automatic through systematic practice which develops the motor skills for proficient playing, with practice duration tempered to reduce the risk of causing injury through overuse of the forearm muscles. Efficient movement patterns and strategic muscle relaxation which results in faster movement are realized only through extensive training. The constant movements of the head and trunk, and flowing arm movement with frequent hand lifts and rotational elbow movements, although generated in producing the playing technique, resonate with audience members who perceive them as expressive and thereby creating in them an empathic engagement with the music. It was proposed that music students be trained in the mechanical aspects of upper-body use in the playing technique, and practice strategies, with specialist pedagogy for children to develop motor skills for efficient playing, and training methods fostering an appreciation of the communicative aspects of music performance.