Poética do contágio: estudos analíticos como mote para uma conversa entre compositores

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Poética do contágio: estudos analíticos como mote para uma conversa entre compositores

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Alexandre Ficagna
Autor Correspondente: Alexandre Ficagna | [email protected]

Palavras-chave: contágio, diálogos e conversas, processo criativo, análise musical, composição musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudos analíticos (formais ou despretensiosos) tomados como mote para iniciar uma conversa entre compositores, de modo a amplificar uma poética do contágio. Lido a partir de Deleuze e Guattari (1997) e Ferraz (2007), o conceito fornece uma imagem para se pensar os pequenos diálogos que permeiam o processo de criação, com foco na conversa entre compositores: conversa que pode ser diretamente verbal, mas principalmente através de suas obras, quando comumente participa a análise. Na composição de duas peças, o autor se valeu da análise para estabelecer conversas e diálogos. Em Inquietações, o contágio ocorreu por meio de estratégias técnicas e musicais, em diálogo principalmente com duas Sequenzas de Berio. Em Tons de amarelo patético, a composição ocorreu paralelamente à análise de Antiphonas, de Lima, análise que permitiu observar o contágio como modus operandi da peça em si. Pode-se pensar numa poética do contágio que se alastra epidemicamente, através de análises e conversas.



Resumo Inglês:

Analytical studies (formal or unpretentious) taken as a motto for a conversation between composers, seeking to amplify a poetics of contagion. From Deleuze and Guattari’s (1997) and Ferraz’s (2007) readings, the concept gives an image to think the small dialogues that permeate the creation process, focusing on theconversation between composers, whichcan occur verbally, but mainly through its works, when musical analysis is commonly used. In the composition of two pieces, the author used analytical studies to establish such conversations and dialogues. In Inquietações, the contagion occurred through the technical and musical strategies, in dialogues mainly with two Berio’s Sequenzas. In Tons de amarelo patético, the composition occurred in parallel with the analysis of Lima’s Antiphonas; this analysis allowed to observe the contagion as a modus operandi of the piece. One can think in a poetics of contagion , which spreads epidemically through analysis and conversations.