A poesia de Caio Meira (2013) projeta-se sobre a imagem do corpo imersa em seus poemas. Uma força antilírica movimenta a tessitura dos textos poéticos desse autor por meio de um trabalho da linguagem que oscila entre o prosaico e o poético e as tensões transcritas nas experiências dos sujeitos-corpo dos textos de Caio Meira. O corpo é sujeito e espaço principal na poesia desse autor contemporâneo. Assim, seus textos condensam imagens somáticas, eróticas e orgânicas traduzidas por inquietudes, tensões, impulsionadas num meneio entre os enjambements e as experiências paradoxais assumidas por seus sujeitos no eixo dos poemas do autor supracitado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir, através da análise de poemas da coletânea de livros Romance (2013), numa perspectiva arriguciana de análise (ARRIGUCCI JR, 1990), sobre a poética do corpo tomada como foco principal nos textos poéticos de Caio Meira. Para tanto, será utilizada base teórica para sedimentar as análises como Pucheu (2015) para falar sobre corpo e poesia na obra do poeta estudado, Gaston Bachelard (2008) para discutir sobre espaço na poesia moderna e contemporânea, Alfonso Berardinelli (2007) sobre a relação entre poesia e prosa na contemporaneidade, Paulo Henriques Britto (2000), Marcos Siscar (2010) e Solange Fiuza Yokozawa (2015) sobre antilira e crise na poesia brasileira contemporânea, Marc Augè (2012) e Stuart Hall (2005) sobre identidade e lugar, Frederich (1991), Walter Benjamin (1989) e Theodor Adorno (2003) sobre poesia moderna e tradição, Luiz Costa Lima (1981) sobre mímesis e representação e a leitura do corpus com os poemas selecionados para as análises.
The poetry of Caio Meira (2013) is projected on an image of the body immersed in his poems. An antiliric force moves the writing of the poetic texts of the exercise by means of a work of the language that oscillates between the prosaic and the poetic and the tensions transcribed in the experiences of the corporal subjects of the texts of Caio Meira. The body is subject and main space in the poetry of this contemporary author. Thus, his texts condense sound, erotic and organic images translated by concerns, transformations, driven in a world between the statements and the paradoxical experiences assumed by his subjects in the poems movement of the above mentioned author. In this sense, the objective of this work is to reflect, through the analysis of poems from the collection of books Romance (2013), a perspective of Davi Arrigucci Jr (1990) analysis, on a poetics of the body as a Caio Meira poems. To this end, a theoretical basis will be used to consolidate the analyzes as Pucheu (2015) to talk about body and poetry in the work of the studied poet, Gaston Bachelard (2008) to discuss space in modern and contemporary poetry, Alfonso Berardinelli (2007) about relationship between poetry and prose in contemporary times, Paulo Henriques Britto (2000), Marcos Siscar (2010) and Solange Fiuza Yokozawa (2015) on antilira and crisis in contemporary Brazilian poetry, Marc Augè (2012) and Stuart Hall (2005) on identity and place, Frederich (1991), Walter Benjamin (1989) and Theodor Adorno (2003) on modern poetry and tradition, Luiz Costa Lima (1981) on mimesis and representation and the reading of the corpus with the poems selected for analysis.