O sucesso de audiência do podcast Serial chama atenção por ser uma série jornalística de linguagem essencialmente sonora, que se destaca mesmo diante da dominante cultura imagética na sociedade contemporânea. Neste artigo,nota-se que, além dessa característica estético-linguageira, este podcast se apresenta como um potente fenômeno comunicacional, em função de seus processos de mediação. A partir das noções de acontecimento (QUÉRÉ, 2012), microdispositivos (CHARAUDEAU, 2006) e tríplice mimese (RICOEUR,2010), a análise que se desenvolve detém-se sobre como se dão os processos de mediação envolvidos na narrativa do acontecimento desta série, sua circulação pelas redes digitais, sua ressignificação ao alcançar a instância da recepção e, por fim, como o processo de elaboração discursiva de um acontecimento pode propiciar a emergência de novos acontecimentos e novas narrativas.
The ratings sucess of Serial podcast draws attention for being a journalistic series of essencially sound language that stands out before the image culture that dominates the contemporary society. In this article, note that, apart from this aesthetic-language characteristic, this podcast is presented as a powerful phenomenom of communication, due toits mediation processes. From event (Quéré, 2012), microdevices(CHARAUDEAU, 2006) and triple mimesis (RICOEUR, 2010)notions, the analysis that developshold on how occurs the mediation processes involved inthe narrative of the event of this series, its circulation by digital networks, its resignification when it reach the reception instance and, finally, how the discursive elaboration process of a event can provide the emergence of new events and new narratives.