POEMAS E(NTRE) MÚSICAS: DIALÓGICAS MELODIAS CONTEMPORÂNEAS

Revista Araticum

Endereço:
Rua Figueira, 39 - Vila Brasília - Montes Claros - MG
Montes Claros / MG
39400146
Site: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/index
Telefone: (38) 3229-8234
ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

POEMAS E(NTRE) MÚSICAS: DIALÓGICAS MELODIAS CONTEMPORÂNEAS

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Robson Coelho Tinoco, Marília de Alexandria
Autor Correspondente: R. C. Tinoco, M. Alexandria | [email protected]

Palavras-chave: dialogia, poema, música, melopoética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Sob o sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical podem se estruturar atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, na medida em indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas.



Resumo Inglês:

Under the dialogical notion of a given poetic-musical language can be structured activities that best relate literature and music (popular and classical). In that current context historical of globalization and multisemiotic informations it is believed that, in the measure in the person notices the due relation / integration of those levels, the contact with the implicit musicality in the verses of poems will make possible that she is apprehended better until as contemporary melopoetic element. With such concern, and leaning on in analyses of Mikhail
Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, the theoretical foundations of the process consider, basically, a conception dialogical and interactionist of that of those artistics language).