O ensaísta e poeta mexicano Octavio Paz, em suas obras O arco e a lira e Os filhos do barro, erige uma compreensão da poesia que legitima o fenômeno poético como uma experiência do sagrado, no sentido de que a poesia, para escândalo dos críticos literários e teólogos, seria uma substituta da religião, oferecendo ao homem, em face das crises no seio da instituição religiosa no contexto da modernidade, uma experiência com o divino via poesia. Neste sentido, nosso trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre o pensamento de Octavio Paz no que tange as relações entre religião e poesia, observando o limiar desta fronteira na ensaística de Paz. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre a ensaística do autor bem como nos debruçamos sobre seus dois principais livros: O arco e a lira e Os filhos do barro. Concluímos que a ensaística de Octavio Paz propõe a diluição das fronteiras entre poesia e a religião, instaurando com isso um novo sagrado através da experiência poética.
The essayist and Mexican poet Octavio Paz in his works: O arco e a Lira and Os filhos do barro, erects an understanding of poetry that legitimates the poetic phenomenon as an experience of the sacred, in the sense that poetry, to the scandal of literary critics and theologians, is a substitute for religion, offering man, in the face of crises within the religious institution in the context of modernity, an experience with the divine via poetry. In this sense, our work aims to reflect on the thoughts of Octavio Paz on the relations between religion and poetry, observing the threshold of this frontier in the essay of Paz. For this, we have made a bibliographical review about the essay of the author as well as about his two main books: O arco e a lira e Os filhos do barro. We conclude that the essay of Octavio Paz proposes the dilution of the boundaries between poetry and religion, establishing a new sacred through poetic experience.